Mulheres comandam um terço das pequenas e micro empresas do Brasil
- caetanomarcelo4
- 1 de set. de 2016
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As mulheres já comandam um terço das pequenas e micro empresas do Brasil. Levantamento do Sebrae mostra que o número de mulheres empreendedoras cresce mais do que o de homens. Produzir salgadinhos integrais, sem leite e sem ovos, foi a ideia da empresária Jordana Saldanha para deixar a profissão de jornalista e abrir há cinco anos uma fábrica com a mãe. Como também é ex-atleta, ela viu na alimentação saudável uma boa área pra investir. As vendas começaram no atacado. Dos nove clientes iniciais, hoje já são mais de 150. Sem contar os clientes da loja, aberta há cinco meses. O faturamento mensal é de R$ 150 mil. “Eu enxerguei um mercado super promissor. Eu era atleta também, minha mãe já tinha uma produção de salgados tradicionais, de massa branca. Eu enxerguei a possibilidade de lançar um novo produto no mercado, que era o salgado integral. A questão de empreender e não ter limite pra crescer. Foi o que me atraiu”, conta Jordana. Entre 2002 e 2012, a quantidade de pessoas que montaram o próprio negócio cresceu 11% e foi bem maior entre as mulheres. O número de empreendedoras subiu 18% e o de homens empreendedores 8%. Apesar de as empresas lideradas por eles ainda concentrarem a maior parte da mão de obra, a quantidade de mulheres empregadoras, segundo o Sebrae, aumentou 19% e a de homens empregadores apenas 3%. Segundo o Sebrae, a tendência é que as mulheres continuem cada vez mais se inserindo no mercado de negócios. Um dos motivos é adaptação da vida pessoal à vida profissional. É perto de casa que as mulheres estão enxergando as oportunidades e uma forma de complementarem a renda. Além de estarem montando o próprio negócio e empregando mais gente, as donas das micro e pequenas empresas também contratam mais mulheres. “A mulher é detalhista, organizada, pontual e tem um fator que eu considero mais importante, ela é mais aberta ao conhecimento. Ela está procurando o conhecimento, a informação, a capacitação. Portanto, a mulher tem uma qualidade decisiva hoje que é se atualizar constantemente”, analisa Luiz Barreto, presidente do Sebrae.