Como as empresas estão preparando a sua força de trabalho que está envelhecendo para o futuro?
- caetanomarcelo4
- 11 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

O envelhecimento da força de trabalho foi tema de discussão no painel Growth Summit Skills for Growth. O diretor de habilidades do futuro de Cingapura falou como o país, envelhecido e com a maior renda do mundo, está preparando a força de trabalho para o futuro. Soon-Joo Gog, diz que ao planejarem a força de trabalho, consideram o setor com o maior número de pessoas mais velhas. Em seguida, analisam em quais pontos podem apoiar as empresas em reestruturar os empregos no local e reter o maior número dessa força de trabalho mais experiente. Por fim, pensam em como atribuir novas tarefas a esses trabalhadores, e àqueles que não foram aproveitados são alocados em outras empresas. Além disso, a jornada de trabalho também é revista, uma vez que os mais velhos nem sempre querem trabalhar em período integral.
Assim como Cingapura, outros países se deparam com a mesma situação. No Brasil, algumas empresas criaram programas para o recrutamento de pessoas com mais de 50 anos. Unilever, Votorantim, Gol e Vivo são exemplos de empresas que obtiveram grande sucesso com o programa. Essas empresas souberam aproveitar as vantagens de terem um funcionário mais experiente. Comprometimento e motivação são grandes qualidades que as empresas observaram. A diversidade também foi um ponto forte para os negócios, os mais velhos e os mais jovens trocam conhecimento, o que reflete em um ambiente de criatividade e inovação.
Informações encontradas no site Exame Carreira. https://exame.com/carreira/estas-empresas-criaram-programas-para-recrutar-quem-tem-mais-de-50-anos/.
Escrito por: Sandra Collado Gonsales - Consultora Financeira na Taoh Soluções Empresariais.
Comments